18 abril 2005

QUé ONDA GUERO?

Tenho que dar o braço a torcer. Que artista incrível e intrigante é o tal do Beck. Só há pouco tempo surrupiei 'highlights' de sua carreira. Conhecia muito pouco. Achei muito eclético, mas 'compilei' uma coletânea agradável. Me provocou muito aquele que era, então, seu último disco: 'Sea Change'. Parecia uma guinada um tanto radical. Muito acústico, intimista. O timbre de voz do moleque me lembra uns caras 'progressivos' dos anos 60/70. Ou é a "textura" do disco, sei lá.



Aí ontem, meio perdido numa tour sem 'wishlists' pela FNAC, um som começou a incomodar. Tava rolando na seção 'pop-rock', concorrendo com alguma cantora qq fazendo cover de hits 'pop-rock' (voz+violão, estilo Emerson Nogueira, só que mais 'macho'). Aí vi que era o 'crossover' que tava incomodando. Tentei sintonizar só o som do lado de cá. Mas que bagunça: numa hora uma guitarra bem distorcida. Outra hora uma batida meio bossa nova. Aí rolou rap, country, mais guitarra. Tudo variava muito mas, ao mesmo tempo, parecia coeso pra caramba. Só então tive curiosidade de saber quem era o dono da arte: Beck, em seu novo CD "Guero".



Não sei se um dia o cara foi mais 'leve' (talvez agora eu tenha curiosidade suficiente pra conhecer toda a sua discografia). Mas a impressão que eu tenho é que a idade tá fazendo mal pro cara (ele tá mais amargo) e muito bem para sua música. AY WEY, QUé ONDA GUERO? QUé PUTAS?

Here comes the vegetable man in the
vegetable van with the horn that's honking
like a mariachi band in the middle of the street
people gather around put a dollar in the can
ay wey, qué onda? tj cowboys hang around
sleeping on the side walk with a burger king
crown never wake them up mas cerveza till
the rooster crows vatos vergallos

Qué onda guero?
Qué onda guero?

Mano blancos roll with crowbars sing
rancheras on cheap guitars abuelitas with
plastic bags walking to church with their
spanish candles dirty boracho says "qué putas?
andelay joto, your popsicles melting"
run better run da doo run run in the midnight sun

Guero where you going? Qué onda guero?
rampart boys with loaded rifles guatemalan
soccer ball instant replays mango ladies
vendedoras at a bus stop
sing a banda macho chorus

qué onda guero?

a donde

vayas?

0 comentários: