23 abril 2005

A Música de Hornby

Foi a 1a vez que li uma sequência de 3 livros de um mesmo autor, no caso Nick Hornby. Foram "Febre de Bola", "High Fidelity" (original em inglês) e "31 Canções". O 1o e o último são, de certa forma, autobiográficos. E tratam de 2 das maiores paixões do cara, futebol e música. De repente parece que você conhece mais o cara do que muita gente que convive contigo. E é verdade. Ainda mais em se tratando do Hornby, que é honesto pra caramba (não que eu conviva com gente desonesta, se é que vcs me entendem).

Mas o cara não tem vergonha nenhuma de reconhecer a 'debilidade mental' que é o fanatismo pelo futebol. Ou de descrever o modo como a música pode preencher vários espaços vazios de nossa existência. Sua sinceridade é comovente. Mas seus livros passam longe de qq coisa 'piegas-bregas' ou afins. Seu senso de humor, de inglês moderno, é qq coisa.

No '31 Canções' ele faz algumas revelações legais sobre o processo de criação do 'High Fidelity'. Tava na cara que tinha muita coisa dele e de gente que ele conhece no texto que originou um filme muito legal, homônimo, com o John Cusack.

Em ambos os livros ele não esconde certo 'preconceito' com todos que não se apoiam no universo pop-rock-blues de alguma forma. Na verdade, de alguma forma que seja um vício mesmo. Daqueles que vc nem cogita abandonar por não percebê-los como tal.

Em 'High Fidelity' há um diálogo do protagonista, Rob, com a ex-ex Laura: "Barry, Dick e eu decidimos que uma pessoa não pode ser séria se ela não tiver pelo menos uns 500 discos". No '31 Canções' ele volta ao tema coleções. Saca só:

"... em toda a minha vida eu contei com os outros para me darem dicas, admiradores servindo eficiente e felizmente como casamenteiros: apresentando músicas que são bons partidos para aqueles que têm capacidade e recursos para amá-las. São pessoas como essas que fazem a diferença entre uma coleçãozinha de CDs fraquinha que vai caber na torre de um designer estúpido e uma estante ocupando toda uma parede da sua sala de estar."



Tks Vitão, Nerso, Towerson, Zacha, Lu, Braga, Pan, Tuca, Li, Marcão, Rodrigo, Marcelo Moreno, Nani, Sol, Guy, Manon, Cacá, Zolota, Raul, Ciamponi, Ju, Calderaro, Gabriel, Feiúra, Pace, Ricardinho, Gabi, Pat, Cris, Wendell, Pedro, Gustavo, Guto, Brunô, ...

0 comentários: