01 abril 2005

Constantine



Pouco mais de 1 mês depois de minha surpresa consegui ver 'Constantine'. Rachel Weisz e Francis Lawrence (o diretor) confirmam as expectativas. Ela atua muito bem, como sempre. E Francis faz uma estréia acachapante. Acho que os 'grandes' diretores tradicionais de filmes de 'ação' em Hollywood não conseguiriam tanta segurança. A fotografia remete ao estilo dos quadrinhos, com enquadramentos bastante variados. Mas não há, em momento algum, maneirismos, virtuose (como os de David Fincher até 'Se7en') . De over, só as cores (verde e vermelho, principalmente).






Mas quem surpreende de verdade é o Keanu no papel de John Constantine. Engraçado que no início você vê o Neo (Matrix). Em uma ou duas cenas de 'ação' você revê o Neo. Nos gestos e poses que o cara faz. Mesmo assim prevalesce o Constantine. Na tosse cancerosa. Nos infinitos cigarros acesos por um Zippo grandão e meio diferente. Keanu tá ficando igualzinho aos caras 'iguaizinhos': Harrison Ford, Richard Gere... Parece estar sempre fazendo o mesmo papel, não fosse um ou outro pequeno detalhe. Mesmo assim convence.

Outra surpresa muito agradável é a Tilda Swinton fazendo o papel de Gabriel. Além daquela beleza nórdica, andrógina e diferentona, sua encarnação do 'mestiço' é muito bem feita. Prende na primeira aparição. Assusta nas demais... (ops... falei demais). Gavin Rossdale fazendo um Balthazar meio gayzão também está muito bem.

Resumo da ópera: Nota 8!

Agora uma nota 10: como não passar vergonha fazendo um papel que já foi de Robert De Niro (Coração Satânico) e Al Pacino (O Advogado do Diabo)? Ainda mais se você for um tal Peter Stomare? (Quem?)

Resposta: Fazendo um Lu radicalmente diferente. 'Lu' é como Constantine chama Satã. O cara aparece só no finalzinho, por uns 15 minutos. Merecia mais tempo... Será chamariz para uma continuação? Veremos...

3 comentários:

Anônimo disse...

Se voce prestar atenção verá que o cara aparece com certa frequencia como coadjuvante, que eu me lembre de cabeça ele fez um alcoolatra que bate na mulher em Chocolate, e um oficial alemão em um filme que fala sobre a reunião que decidiu o holocausto na 2ª guerra, que eu não lembro o título.

Anônimo disse...

A lista de filmes onde ele aparece( o Peter Stomare) inclui Fargo, O Grande Lebowski, Minority Report, e mais alguns filmes bem legais.

http://www.allmovie.com/cg/avg.dll?p=avg&sql=2:68555~C

Paulo Vasconcellos disse...

Caramba Vitão! O agente do cara é bom hem? Fargo, Grande Lebowski, Minority Report ?!?! Mas, sinceramente, não me lembro dele... E, pelo jeito, ele nunca mereceu um papel de destaque, né? Coadjuvante preferido? Pelo menos em Constantine ele mereceu um papel que não faltará em minha (falha) memória.