04 abril 2005

E por falar no Demo



Constantine foi chamado pela crítica maldosa de "Exorcista encontra Matrix". Besteira. Coisa de quem não conhece o personagem e tem birra com o Keanu. Mas uma quase unanimidade é a performance do Peter Stomare, no papel de Lu(cifer). Como já comentei, deve ser barra pesada assumir um papel (e não é qq papel!) que já recebeu leituras de monstros sagrados como Al Pacino e Robert de Niro (alguém soprou: Luís Melo, em "O Auto da Compadecida". Ok, vale também).

Passado o entusiasmo (que me condena nos 2 dias posteriores a qq filme, livro ou cd que eu conheça), vamos colocar pingos nos 'is': o melhor Demo do cinema ainda é o Louis Cyphre de "Coração Satânico" (Angel Heart), interpretado pelo De Niro.



Dirigido por Alan Parker (o mesmo do "The Wall" e "Commitments"), "Coração Satânico" tem uma história estupenda que se passa logo após a 2a guerra. A reconstituição da New Orleans daquela época é perfeita. A trilha então, do Courtney Pine, dispensa comentários. E Mickey Rourke (!)(o Angel da história) surpreende. Ainda mais quando vc assiste depois de ficar sabendo que ele foi desafiado pelo De Niro em quase todas as cenas em que contracenam. Teve que improvisar e se deu bem. Jazz puro que só um diretor muito inteligente conseguiria captar. De brinde ainda tem a Lisa Bonet (pré-Kravitz), linda como ela só.



Ops..

Eu comecei o post pensando em falar nas melhores músicas que citam o Demo. Virou isso aí. Mas ainda vale:

1. Me and the Devil (do Robert Johnson, que sabia do que estava falando, hehe. Mas a melhor versão é do Cowboy Junkies, de preferência 'ao vivo');

2. Simpathy for the Devil (Stones, a versão original); e

3. Misguided Angel (Cowboy Junkies... again!).


Taí! Ok, não coloquei "The Number of the Beast" nem Black Sabbath... ah...
Não tô muito satânico hj...

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que falta nesta lista:
- Crossroads (Robert Johnson vendendo a alma)
-Devil Went Down To Georgia (Charlie Daniels, onde um matuto mostra que sabe tocar rabeca melhor que o demo e ganha um violino de ouro.)