19 maio 2005

Guerra nas Estrelas

e o Lado Negro da Força, digo, da Net. Seguinte, já tá rolando na web uma versão 'crua' da última parte da saga. Por 'crua' entenda-se uma versão que, normalmente, só a turma de produção tem acesso. Ou seja, algum membro do time do George Lucas surrupiou a fitinha, ripou-a e mandou ver.



O chapa Cory Doctorow, do Boing Boing, tem uma visão bem legal (tb no sentido jurídico da coisa) e realista do episódio acerca do último episódio (hehe - sic) da 2a trilogia:

"Os estúdios tentam travar o que os fregueses podem fazer com seus DVDs, TV a cabo e PCs, mas eles não conseguem proteger a própria casa! Eles fazem leis para surrupiar nossos nomes nos provedores de acesso a Internet e para nos processar por compartilhar arquivos. Eles fazem leis e agora tentam empurrar o tal DRM (Digital Rights Management). Eles estão tentando obter o direito de projetar TVs e câmeras de
vídeo. Nenhuma dessas leis, medidas ou políticas irá impedir que arquivos como o de 'Guerra nas Estrelas' continuem circulando pela Web."

Cory lembra, porém, que só a grana obtida com o licenciamento de produtos 'colaterais' (bonequinhos, bonequinhas, lancheiras, isqueiros, camisinhas, viagras e afin$) já pagou a milionária produção. Ou seja, a grana daquele bando de jedis e daquela corja de Vaders que infestou os shoppings na pré-estréia (0h de hoje) é lucro puro!! [Tô brincando não: tava no Santa Cruz e quase pedi pra parar o chopps quando um Vader passou na frente do boteco empunhando uma espada luminosa. Aí que saquei que era a pré-estréia.]

Mas, lógico, a guerra (não nas Estrelas, mas dos estúdios contra os Neo-piratas) continuará. A MS vai jogar pesado para fazer de seu DRM um padrão de facto. Ignorando sábias palavras de gente da própria MS. Saca só um trechinho do artigo "The Darknet and the Future of Content Distribution":

... "um vendedor, provavelmente, fará mais dinheiro vendendo conteúdo desprotegido do que conteúdo protegido. Ou seja, se você vai competir com a 'darknet', você deve jogar o jogo da 'darknet': CONVENIÊNCIA e BAIXO CUSTO ao invés de segurança adicional."

ps do pv: mas os pulhas são terrivelmente lentos. O novo disco do Dave Matthews, "Stand Up", tem um sistema de proteção que simplesmente derruba o Windows!! Kuakuakua... "Crash into me..."

0 comentários: