03 junho 2004

Teimarillion

Há uns 10 anos o Marillion sobrevive na teimosia mesmo. Como é uma banda que não vende o suficiente prás grandes gravadoras, chegaram num ponto de quase-inviabilidade.

Até que um gênio teve uma feliz idéia: pô, vamos vender o CD antes de produzí-lo. Seria uma espécie de uma vaquinha junto aos fãs, viabilizada através do marillion.com

Acho que ninguém esperava o grande sucesso da iniciativa. Pela primeira vez depois de Kayleigh (penúltimo da era Fish, em 1985) o Marillion atinge o Top Ten no Reino Unido.
Uma façanha.

Fiquei sabendo pela Veja (blergh!), que dedicou uma página inteira ao moderno 'business plan' do Marillion. Corri pra Overnet e, lógico, o CD Marbles (duplo), já tava inteirinho lá.



Quer saber? Apesar de muito heterogêneo (Radiohead numa faixa, Pink Floyd n'outra, Genesis e afins n'outras), é um disco muito bom. Tem faixa de 18 minutos, prá honrar o rótulo 'rock progressivo'. Achei que abusaram muito daqueles sons decorativos (gaivotas, mar, conversas ao telefone, etc etc), mas no geral é um grande disco. O primeiro desde 'Brave'.
E o Pete Trewavas (baixo) é o grande destaque do disco.

Ouça sozinho, com o volume bem alto. E se falarem que é datado, fora da moda, não esquente. Quem aguentaria todo mundo tocando o som da moda? Ainda mais quando a moda é derivação da grande moda, com filhotes de Casablancas e afins (vulgo Strokes)...

Viva a teimosia!

0 comentários: