04 junho 2004

Pecado Celeste

Quando me propus a fazer uma lista bem estranha e down de dicas culturais pro dia dos namorados me esqueci daquele que talvez seja o filme mais estranho dos últimos tempos: Vanilla Sky! Sorte que o Telecine Premium me lembrou ontem a noite (tá em tempo).

Trata-se d'um remake de um filme espanhol, "Abra los Ojos". Lógico que Cameron Crowe (o diretor), coloca sua assinatura. E não seria outra senão referências explícitas ao mundo do rock&roll (sua paixão confessa) e do cinema. É o tipo do filme que tem que ser visto no mínimo umas 3 vezes prá vc poder captar todas as citações.

Além de 'open your eyes', outra frase aparece bastante: 'vc tem que conhecer o fel prá poder curtir e valorizar o mel'. Daí que 'Wild Honey' do U2 gruda como mel (sic) na maravilhosa trilha do filme. Trilha que tem tbém REM (2x), Paul McCartney, Peter Gabriel...

Roteiro, Tom Cruise e Cameron Crowe surpreendem. Penelope Cruz e Cameron Diaz fazem seu papel (muito bem como sempre). E das várias perguntas e enigmas que fazem parte da diversão, fica uma:

"Só existem 5 emoções. Qual guia a tua vida? Ódio, Vingança, Vergonha, Conformismo ou Amor?"

0 comentários: