27 abril 2007

Triste Bahia

"Triste Bahia" é o nome da pior música do Caetano. Falei dela dias atrás, querendo esquecer. Mas não consegui pensar em outra coisa depois que vi duas notícias sobre a terra de Amado e Caymmi.

A primeira pintou ontem: uma pesquisa do MEC mostrou que a Bahia tem o pior ensino público do Brasil. A nota média ficou em 2 vírgula qualquer coisa. A média ideal é 6. Só 9 escolas do Brasil (8 no estado de São Paulo e uma no Paraná) conseguiram notas dignas. Mas a lanterninha da terra de ACM e Pires mereceu destaque.

A outra notícia eu vi hoje de manhã: Salvador tem o maior índice de desemprego de todo o Brasil. Não ligaram as duas pesquisas. Só falaram que na capital de Gal e Bethânia, 22% das pessoas estão desocupadas. Não por falta de ofertas de emprego. É por falta de qualificação mesmo. Ou, colocando de outra forma, falta de EDUCAÇÃO.

Índices vergonhosos para a terra de pseudo-intelectuais como Gil e Caetano. O primeiro é nosso Ministro da Cultura. Adora levar carnaval e capoeira para todos os povos do mundo. Passou da hora de levar um pouco de mundo para a Terrinha. Mundo básico. A moça (de uma agência de emprego) falou que os candidatos têm "2º grau completo. Mas são fraquíssimos em português e matemática."

Detalhe: eram candidatos a operadores de telemarketing!?!

Triste Bahia. Que adora fingir alegrias.

0 comentários: