13 julho 2005

Velhinho é a Mãe!

13 de julho: Dia Mundial do Rock. É um tipo de aniversário, né?
Aí a gente conta, lembra do Elvis, Chuck, Beatles, Stones, Who, Hendrix, Led, Purple... pôxa: 3a idade?

Desde a 2a metade dos anos 70 vivem "matando" o Rock. Em ações (boutique-punk e derivados) e palavras. Se vc parar pra ouvir boa parte do que fizeram no início dos anos 80 vai reparar que quase conseguiram. Quase!

O Rock se reinventa o tempo todo. Pode passar por fases terríveis mas, quando os apressadinhos começam a preparar a pá de cal, eis que ele ressurge, mais forte e com novos adeptos (viciados?). Os "renascimentos" que realmente pegam normalmente apresentam duas características básicas: são Simples e Diretos.

Tem muito Rock rebuscado por aí. Eles sempre existiram desde o "Sgt Peppers". Quando sinceros eles não jogam contra. Mas tem muita "barra forçada" tb. Estes só incomodam enquanto duram seus 15min... Sorte que são breves. As modas e as bandas que as representam.

Mas a prova definitiva de que o Rock é eternamente jovem é a cara dos seus curtidores. Neste final de semana aluguei "Escola do Rock". Tinha visto um trechinho e deixei pra vê-lo na íntegra com meus sobrinhos Mateus e Brunão. O 1o não liga muito não, mas o Bruno canta "Vertigo" (U2) desde o lançamento do disco. Gosta d'umas coisinhas esquisitas (Scorpions, Bon Jovi - influência do (mal) gosto do pai e da mãe) mas, no geral, curte um bom rock - de preferência com um refrão (ou riff) marcante.



Resultado: em 2 dias o moleque (6 anos) assistiu 4 vezes o filme!! Decorou o nome dos personagens e canta as principais músicas. A que ele mais gostou, pasmem, foi "Immigrant Song" do Led!!!

É... o Rock só é velho pra quem ficou velho...

0 comentários: