27 julho 2005

Great Expectations

Com certeza já assisti Great Expectations (Grandes Esperanças) mais de 10 vezes. É um daqueles raros títulos que me pegam sem uma razão aparente: são centenas de razões - pouco aparentes. Ou melhor, descobertas ou redescobertas toda vez que vejo o filme.



O roteiro é baseado no clássico homômino de Charles Dickens. A direção é do mexicano Alfonso Cuarón. Acho que é o único filme do cara que merece destaque. Mas é um DESTAQUE! Nunca tinha visto alguém colocar a câmara na diagonal ou na horizontal e a coisa fazer sentido - não ser só um 'maneirismo'. Os personagens principais, Finn e Estela, são interpretados por Ethan Hawke e Gwyneth Paltrow. Tem ainda Robert de Niro e Anne Bancroft. Trata-se de uma história de amor. Que passa bem longe do 'romantismo' de padaria. É cínico, violento e, em vários momentos, constrangedor. Mas é acima de tudo um filme inteligente e, principalmente, belo! Bonito mesmo.

Foi filmado em 97. Mas, se por algum motivo inexplicável (e imperdoável) vc ainda não viu, pare de ler agora... posso estragar algumas agradáveis descobertas.

=====================

As poucas pessoas que me falaram que já assistiram só o fizeram uma vez*. Nenhuma reparou numa coisa gritante: o Verde! (Shhh... lembra aquele papo de 'pardal' da semana passada? Pois é...)

Tudo no filme é verde! Ou melhor, quase tudo... roupas, móveis, janelas, portas, luzes... Mas parece ter um significado bem simples nisso. Quando Finn tá puto, é pura raiva, ele não usa verde. Usa preto. Aí, na festa do Finn dá pra distinguir as pessoas de 'bom coração' daquelas invejosas... sério! Parece festa do Ameriquinha mineiro (preto e verde)... Até tentei achar algo na internet explicando. Nada. Bom, o verde é a cor da esperança, certo? E o filme é sobre Esperança... O que me incuca é vc passar pelo filme todo e não notar o verde!! Aconteceu comigo na 1a assistência. E, pelo jeito, com todo mundo que só viu 1 vez.

E daí? Nada.. não altera a percepção e o fato de gostar ou não dele. Mas tinha que ser verde??? (verde-musgo-levanta-pardal???)

Tinha que ser esperançoso e incrivelmente amargo? Tinha que ter final feliz? Tinha que ter Tori Amos ("Siren", assustadora) e Chris Cornell (do Audioslave, com "Sunflower", linda num dos momentos mais quentes do filme)?? Tinha que ter aquelas pinturas do Francesco Clemente? Tinha que ter a Gwyneth tão bonita??.. Ehiahiah 3x...



Duas das sequências mais bonitas da história do cinema estão aqui. Ambas acontecem num bebedouro.

=================

Da penúltima geração de 'galãs' de Hollywood, Ethan Hawke é o mais eclético. Só detestei um de seus últimos filmes, "Roubando Vidas". Mas, além de um excelente ator, o cara é escritor ("Quarta-feira de Cinzas" é um bom livro) e agora também roteirista. Escreveu com Julie Delpy e Richard Linklater o excepcional Before Sunset ("Antes do Pôr-do-Sol")... que o maluco aqui viu logo depois de "Grandes Esperanças".

==================

* Mas sei q não sou o único maluco (que viu "Grandes Esperanças" mais de 3x) pq tem 218 outros doidos numa comunidade sobre o filme no Orkut.

0 comentários: