25 fevereiro 2005

Stationary Traveller

Putz!! Sei lá como lembrei o nome d'um disco do Camel (!?) pra batizar este post. Mas, por enquanto (tomara!), o nome tem tudo a ver. Seguinte: dia 03/Fev comecei uma viagem um tanto insana. Antes, pra confirmar o 'clima' de série, deix'eu usar outra imagem belíssima do McKean (Four Seconds):



Hehe. Então... 'Reconhecimento de Padrões' (William Gibson) fez nascer de novo um tesão danado de visitar o Reino Unido. A forma como Londres e arredores são apresentados provocou. Há uns 4 anos eu comecei a montar um roteiro bem 'off-CVC' (ou seja, totalmente fora dos padrões 'vovô' de nossas agências de turismo). Três temas devem nortear o plano de viagem: Rock'n'Roll, Futebol e Álcool!!! (No meu ponto de vista, que me perdoe Joyce, trata-se do tripé de toda cultura inglesa - santa heresia...)

Portanto Londres, Liverpool, Birmingham, Manchester, Dublin, Glasgow e as terras altas escocesas são tiro certo! Tudo de trem e s-pé 2. Programa 'mochilão' mesmo (faz lembrar algumas edições do 'Lonely Planet'... fantástico).

O lado 'boleiro' da viagem deve se limitar a Londres mesmo. Única certeza: Highbury, estádio do Arsenal (culpa do Nick Hornby, autor do 'Febre de Bola' que acabei de ler). Talvez Old Trafford (do Manchester United), mas só se rolar um clássico. Eu sei, eu sei... futebol inglês é uma bosta! Mas a coisa toda começou lá. Há um fanatismo parecido com o nosso. Talvez até mais violento. Mas é uma cultura totalmente diferente. Imagina, sair do estádio depois de um jogaço (para os padrões ingleses) e visitar um pub e escutar Van Morrison... putz! É algo muito diferente do que acontece por aqui.

O trecho 'etílico' da viagem deve se concentrar quase que exclusivamente na Escócia (já pensou? Chegar lá e fazer como o Josimar da copa de 86: "quero whisky importado, oras!"). Lógico que não se visita Dublin sem cair numa cervejinha. Mas falo do lance 'cultural' da viagem. Conhecer 'alambique' e coisa e tal. Só na Escócia mesmo.

Mas 80% do roteiro deve perseguir os principais pólos 'roqueiros' daquela ilhona. Daí a inclusão de Birmingham (que, ao que tudo indica, é uma cidade feia pra xuxu), mas que gerou coisas como o Black Sabbath. Daí uma chegada na Irlanda do U2. Se o roteiro não incluir pelo menos uns 5 shows de grande porte não serve. Showzinho de pub espero ver quase todo dia!! (calma - não será um 'Despedida em Liverpool').

Não gosto de tanto 'planejamento', mas nesse caso (raríssimo e caríssimo), carece. Hehe... viajante estacionado! Minha intenção é embarcar só em 2007!! Mas para 2 meses, no mínimo. Aí, quem sabe, uma esticadinha pra conhecer Barcelona... xi...
Legal é que passarei 18 meses (entre livros, guias, sites, CDs e filmes) montando um roteiro muito detalhado. Do 'Reconhecimento de Padrões' tirei até nome de rua!

Mas, como eu conversava com o Gus na semana passada, tô com certo peso na consciência. Conhecer o Reino Unido antes d'um passeio por Argentina, Peru, Bolívia e Chile é sacanagem, né? Mas falo sobre o 'outro roteiro' quando terminar "De Moto pela América do Sul", livro do Che que deu origem ao "Diários de Motocicleta".



Viaja...

0 comentários: