09 fevereiro 2005

Blade Runner 10 x 2 Outros

Philip K.Dick escreveu centenas de contos. A maioria é excepcional, não só para fãs de ficção científica. A manipulação de memórias e do futuro são alguns temas recorrentes. E dois contos com tais temas, 'Minority Report' e 'Paycheck' receberam as últimas adaptações para a telona. Orçamentos milionários, diretores de 1a linha (Spielberg e John Woo) e atores idem (Tom Cruise e Ben Affleck). Então pq não funcionam? Pq ficam sempre devendo pra versão de 'Blade Runner' do Ridley Scott?



O principal problema com 'Minority Report' é a falta de respeito com a história original. Roteirista que tenta 'inventar' em cima de história do PKD só dança. E mostra uma baita falta de respeito. Mas cenários e efeitos do filme são muito bons. Spielberg contratou um bando de cientistas pra tentar 'antecipar' alguns inventos. Se deu bem. Mas, no final das contas, perderam uma excelente oportunidade (algo como colocar Joel Schumaker pra dirigir Batman. Desperdício de história, personagem, tudo!).



O que estraga 'Paycheck' é exatamente o diretor, John Woo. Ele é viciado em coreografias de luta, slow-motion, e outros xiliques. Em MI2 pode até caber, mas em 'Paycheck' não tinha nada a ver. Todo protagonista do John Woo é uma versão ocidental do Bruce Lee. PQP!! A história é muito boa. Aqui não tem nada 'futurista'. Ou melhor, quase nada. Ben até que inventa uns brinquedinhos legais. Mas, de novo, desperdiçaram uma excelente idéia.

Hollywood tem mania de simplificar as coisas. Parece que todo filme deve ser uma versão 'for dummies' (taí! Eles podiam lançar versões editadas em DVD. Uma série "para estúpidos". Troca os comentários do diretor por um 'assistente' que ajuda a platéia a entender o filme!!! Vou patentear (hehe) e vender a idéia). PKD nunca foi de fácil degustação. Quem gosta adora, e quem não gosta nunca vai gostar. É sacanagem ficar colocando diretor e ator queridinho pra tentar vender mais. PKD morreu pobre, não por acaso. Acho que 'Blade Runner' nunca mais será batido... (e olha que Hollywood tentou detoná-lo tb, sem sucesso. Falo mais sobre ele outro dia).

0 comentários: