31 agosto 2004

Ficção realmente Científica

Ainda sobre a "premiação" do The Guardian, comentada abaixo.

Quem escolheu Blade Runner como o melhor filme sci-fi de todos os tempos foi um grupo de 60 cientistas!! É curioso, pq Matrix e, principalmente Minority Report foram 'desenhados' por cientistas. Todas as "inovações" que aparecem no Minority foram debatidas por um time de cientistas contratado especialmente pelo Spielberg. Pena que Spielberg pisou na bola, aceitando um roteiro que muda a história original do Philip K. Dick. Imperdoável!

Matrix vale pelo 1o filme e por todo o debate que provocou. Nunca vi um filme ser tão debatido. E mais, num fórum heterogêneo pacas!

Mas Blade Runner é realmente difícil de bater. E nem falo pelo visual surpreendente (se ainda o é, imagine em 82!), pela direção firme, atores, ...

Falo (e creio que foi a motivação dos votos dos cientistas) pelas inovações que ele apresenta: fotografia digital?, casa inteligente?, uso da íris para identificação?, ENGENHARIA GENÉTICA!!!... Tudo no mesmo? Em 82???

O "andróides" do título brasileiro leva todo mundo a pensar em "robôs". Roy, Rachael, Pris, Deckard (ops!!) ... são resultado de engenharia genética. Doidona, num modelo econômico (de negócios) assustadoramente peculiar. (A "fabricação" dos olhos, por exemplo, é terceirizada com um China!!!).

Ah, o livro original é de 1968!! Acho que tão bom quando K.Dick só Júlio Verne mesmo.
Prá conhecer um pouco mais esse universo visite o BRMovie (uma enciclopédia sobre Blade Runner, literalmente).

0 comentários: