03 outubro 2005

Bang-Bang

Pois é, o BlueNoir anda ficando muito "político" (no péssimo sentido) ultimamente. Empurrado pro tema por desilusões e/ou questões absurdas. A última tá estampada na capa da Veja desta semana: "7 razões para votar Não". Tá falando do desarmamento. Com a isenção que lhe é peculiar.

Por exemplo: uma das razões é que o desarmamento foi imposto também por Hitler. Pode? Quando for conveniente eles vão lembrar que o Hitler também tentou acabar com os cigarros.. e acabou com quase todos os livros que existiam na Alemanha. So? A revista mostra a outra ponta (da régua política) falando que o Stédile (MST) também vai adorar o desarmamento. Pra assustar o leitor médio da revista só faltou dizer que haverá uma explosão de violência tão logo o desarmamento entre em vigor.. hã? ops.. ah, eles falaram isso tbém..

Eu detesto PROIBIÇÕES. De qq natureza e origem. Passo mal, mal mesmo. Seja em família, na escola (as piores proibições são inventadas nas escolas), nas empresas (as proibições mais estúpidas são implantadas nas empresas). Mas..

Leis e proibições foram inventadas para garantir que uma sociedade se tolere. Se respeite. Quanto maior o número de leis e proibições, podes crer, maior a nossa burrice. Maior nossa incapacidade de convívio. Nossas desigualdades..

Conheço gente que poderia muito bem andar a mais de 120km/h nas estradas (de SP, pq em MG a proibição é a péssima qualidade das estradas). Gente bem treinada e responsável. Só por isso devemos liberar que TODO MUNDO ande a mais de 120km/h? Tenho dois amigos (AMIGOS de verdade) que adoram armas. Há tempos. Um é piloto de Boeings (desnecessário dizer que é louco mesmo) e o outro trabalha no aeroporto controlando vôos (ou seja, um louco que tenta administrar o trampo dos loucos que voam). Ninguém duvida de sua responsabilidade. De sua CAPACIDADE em ter e manter uma arma. Em casa ou na roça, não importa. Isso significa que devemos liberar para TODO MUNDO?

[Eu sei, eu sei. Não é TODO MUNDO. Mas é quase isso, certo?]

A revistinha citada ali em cima reclama da pergunta que nos será apresentada no próximo dia 23/out: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?". Ela acha que deveria ser assim: "O Estado brasileiro tem direito de proibí-lo de se defender?". Blz né? Vou sugerir uma também:

"Todo brasileiro tem maturidade, preparo e inteligência suficiente para portar uma arma?"

Se vc duvidar de UM. Se este UM significar o risco de morte de outro UM brasileiro, como vc votaria?

================

Dicas culturais: Não, nada a ver com a novela que estréia hoje. São dois filmes que mostram um pouquinho do que é o tal "comércio legal de armas" e sua desastrosa associação com pessoas "mal preparadas":

Tiros em Columbine, de Michal Moore; e
Elefante, de Gus Van Sant.

No mínimo servem de contra-ponto para a revistinha que paga o salarinho do Diogo Mainardi. E que deve estar planejando uma nova edição da NOVA ou da Cláudia. Coisa mais ou menos assim:

0 comentários: