15 setembro 2004

Redesenhando um Mercado Arcaico

Primeiro veio o Napster (vs. Roxio). Aí nasceu o iTunes (Apple). Sony e Microsoft entraram na briga pouco depois. Agora o Yahoo adquire o MusicMatch. Pronto! 4 grandes players... um limite natural em qq mercado. Falando de música digital (vendida a granel), talvez sobrem só uns 2!

Aí eu pergunto: kd EMI, Polygram, BMG, e outras gravadoras? Só a Sony marcou presença, talvez a mais coesa e coerente até agora: conteúdo, direito, device e canal de vendas. A Apple é quase isso, mas não tem acesso direto à matéria-prima (daí uma briga danada com a outra Apple, detentora da obra dos Beatles).

No redesenho empurrado goela abaixo do dito "mercado", acho que estamos a 2 passos do formato final:

1. As gravadoras reconhecem o potencial do novo meio e passam a oferecer produtos mais modernos (CD's em formato MP3, por exemplo. A discografia completa do Led, por exemplo, pode vir em 2 CDs ou 1 DVD, com bônus, material interativo, discografia comentada, faixas comentadas, etc etc etc... põe etc nisso!);

2. As gravadoras viram só isso, mais um meio. Perdem o poder de influência que exercem nas outras mídias. É só sobrevivem pq sua estrutura de distribuição ainda é válida (até quando não se sabe).

=========================================

By the way, a Sony tá comprando a MGM, outro ícone de Hollywood. Quando ela começou, adquirindo a CBS, foi um bafafá danado nos EUA. Agora parece que eles estão conformados. Como ficará a cara do leãozinho?



Bão, tomara q eles comecem pela reengenharia do canal de TV: é um lixo, apesar do conteúdo razoável. Aliás, comete os mesmos erros do TNT (menos a dublagem) e do novo Universal: filme com intervalos é coisa de Tela Quente, né? PQP!

0 comentários: