09 setembro 2004

Oracle Night

Paul Auster criou o personagem Sidney, que volta a escrever depois d'um tempo adoentado. Com um amigo discute uma história de Hammett, d'um cara que mudou toda sua vida pacata depois que a vida pacata quase se foi num acidente besta. Sidney cria uma mulher exatamente como a sua. E cria um protagonista totalmente diferente dele, Nick. Nick é um editor que recebe 'Oracle Night', um livro 'perdido' d'uma escritora famosa.

Sacanagem né? Isso aí é só uma viagenzinha pelas 15 primeiras páginas de "A Noite do Oráculo", novo livro do grande Paul Auster.



Hehe.. Sidney tá escrevendo num caderninho azul que comprou d'um chinês. A edição da Cia das Letras respeitou bem o conceito, assim como a edição original aí em cima.

Auster é o pop mais anti-pop do mundo literário. Não é fácil, não apela nem faz firulas. Valoriza a história acima de tudo. Engraçado que sempre comparo ele com o Chico, que é um cara que trata muito a "palavra". Ambos estiveram em Paraty prá tratar d'algo em comum em seus romances: o que é real, afinal?

0 comentários: