03 fevereiro 2007

Sto Lat

Se você estiver na Polônia e, de repente (que redundância), soltar um espirro (espirros sempre ocorrem de repente), ouvirá o seguinte:

- Sto lat!

É o jeito deles dizerem "Saúde!". Mas eles são muito generosos: "sto lat" significa 1000 anos de saúde! Sabe d'onde veio isso? Antigamente o pessoal acreditava que um espirro podia expulsar a alma. O "saúde" seria uma forma de não deixá-la fugir. Mas havia também, em outros cantos, quem acreditasse que o espirro podia expulsar o demo. Se essa crença tivesse pegado, muita igreja por aí teria que adotar outra estratégia de marketing, não é mesmo?

O espirro como uma coisa boa vem da Grécia antiga. Aqueles sábios de verdade viam o espirro como um bom sinal. A ciência de hoje ensina que esse ato involuntário de nosso corpo realmente faz bem: expulsa organismos indesejáveis. E a gente nem percebe o tanto de força que se faz: um espirro pode atingir uns 150 km/h! Imagina só, aquele minúsculo vírus maldito, com capacete, tirando um racha.



Em tempos de Internet é assim que a informação viaja. Rápida, em múltiplas estradas e formatos. Daí o nome da revista ilustrada acima: Atchim! Átomo e bits. Picanha e cerveja. Cotidiano e BlueNoir. Futebol e humor. Papo sério ou não. Varginha e o mundo, hehe.

Sto lat pra ela!

0 comentários: