por Guz Vasconcellos*
O Brasil tem vinte e seis estados, sem contar o Distrito Federal. Porque o Distrito Federal não conta. Aliás, que se exploda o Distrito Federal. Os estados civis são uns quatro, eu acho. Mas o pessoal inventa umas variações. Já a água tem três estados: sólido, líquido e gasoso, como a gente aprende na escola ou no congelador. Agora, estado de espírito são só dois: o Bom Só e o Malemá.
O Bom Só acordou hoje cedo e achou o friozinho bom. Ele gosta de usar blusa. Acha bonitas as pessoas de blusa. Já o Malemá não está nem aí pras pessoas. Desligou o despertador e chegou atrasado no trabalho. Até vestiu uma blusa mais grossa entre o café e uma reclamação, mas tirou logo. É que incomoda esse negócio de usar blusa.
O Bom Só, por sua vez, não sabe o que é incômodo desde que aquela vizinha que gosta de funk mudou do bairro (ninguém é de ferro, pôxa). O Malemá, não. O Malemá se incomoda até com quem grita gol assistindo futebol pela televisão. Ele diz que não serve pra nada gritar gol assistindo futebol pela televisão. O desinfeliz nem gosta de futebol! O Bom Só, sim. Esse está caçando torcedor do Atlético na rua, feliz da vida. Há de aproveitar esse quatro a um até semana que vem. No mínimo.
O Malemá não vê graça nesse tipo de gozação. O Malemá gosta de reclamar coisas mais importantes como a taxa de juros, a conta do telefone e o garçom que esqueceu que ele gosta é de três, não duas, pedras de gelo no seu suco de caju. O Malemá toma suco de caju!
O Bom Só se compadece de quem toma suco de caju. O Malemá foi olhar no dicionário o que isso significa. O Bom Só emprestou o dicionário. O Malemá mandou ele se compadecer lá no quinto dos infernos. O Bom Só não obedeceu.
Tem dia que a gente acorda Bom Só. E tem dia que a gente não devia acordar...
luizguz@yahoo.com.br
(*) Cronista.
28 abril 2006
Há Dias e Adias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário