24 janeiro 2005

pattern recognition

William Gibson ficou conhecido em meados dos anos 80 por antecipar muito do que estaríamos vivendo (digitalmente falando) hoje. É dele o já clássico "Neuromancer". Ele acaba de chegar às livrarias com um novo livro. Provavelmente o melhor desde sua obra prima. Chama-se "Reconhecimento de Padrões".



William de uma forma muito acertada descartou o futurismo de suas obras anteriores. Depura a atualidade. Criou Cayce Pollard, uma 'estilista caçadora de tendências' free-lancer. Lê o mundo 'consumista/consumido' de hoje através dos olhos de Cayce. Dona de CPU's (Cayce Pollard Units... as peças que compõem seu visual/estilo). Demora umas 70 páginas até que a trama principal dê as caras... é tanta depuração. É uma avalanche de citações/descrições!! (Se o Fábio Torre fosse escritor, seu livro seria assim... hehehe... Towerson: não é uma crítica, ok?).

Apesar do ritmo aparentemente lento (não há muita Ação!), e do excesso de referências a leitura prende. Provavelmente pq nunca vi nada parecido. E tão atual! Kubrick, Sinclair, TX-81 (TK-82/85), Apple Cube, Mild Seven, Stalker ... prepare-se! Seu domínio de 'cultura inútil' está prestes a ser fatalmente desafiado. Gibson é um tarado!

Mas o que torna Gibson imbatível é sua capacidade de absorver e interpretar tecnologias. E explorá-las de uma forma bastante provocadora (o velho "como ninguém pensou nisso antes?!?!"). Em paralelo à trama que se desenrola de forma preguiçosa existe um petisco e tanto: um filme está aparecendo (na Internet, obviamente), aos poucos. Ninguém sabe sua origem. Não sabem se é totalmente feito por computador ou se usa atores verdadeiros. Ninguém sabe nada! E todo mundo parece adorar o filme. Os fragmentos surgem aleatoriamente. Sua sequência é fruto de discussão. Aliás, tudo é fruto de discussão. Existem duas 'tribos' em fóruns Internet. Uma crê que o filme já está 100% finalizado. Outra acha que o filme está sendo distribuído logo após as filmagens. Os 'fãs' se reconhecem nas ruas. É uma idéia e tanto!! Se Hollywood (que fatalmente comprará os direitos) for minimamente inteligente, pode lançar um blockbuster de deixar os 3 Matrix (juntos!) no chinelo... basta saber usar as mídias. E não ficar com o CNM temendo a distribuição ilegal de fragmentos...

É! Falei demais... mas foi só prá dar um gostinho.

Ah! Errei feio ao anunciar o livro sem ter a mínima idéia do que me esperava. Esquece o Cyber-Punk Acid-Junkie Sci-Fi. O livro tá mais pra Yuppie-Nóia Acid-Hype Nerd-Trip Buy-Buy. Bye bye!

0 comentários: