19 março 2007

Povo Feliz

"Povo Feliz". Acredita-se que somos. Nós, tupiniquins. Vira e mexe alguém exalta nossa felicidade. De um jeito ou d'outro. O outro jeito é melhor rankeado no Google. Você busca "Povo Feliz" e recebe uns 6 links para "Povo marcado - êh Povo Feliz". Mas uma felicidade sem marcas, vira e mexe, pinta na mídia. Na nossa mídia. Pelo jeito, estão confundindo "povo feliz" com "bobo alegre".

Explico: um monte de cientistas sérios elaborou um 'Mapa Mundial da Felicidade'. Um tipo de ranking. O Brasil tá em terceiro no da FIFA, né? Perde pra Argentina e Itália. Mas tá bem melhor no futebol do que no quesito 'felicidade'. Saca só os primeiros colocados:

  1. Dinamarca
  2. Suiça
  3. Austria
  4. Islândia
  5. Bahamas
Bah! São ricos. Estão no tal Primeiro Mundo (Bahamas é periferia-pólo-turístico). Natural que sejam mais felizes. Mas o que fazem Butão e Brunei em 8º e 9º? Na frente do Canadá que até pouquíssimo tempo atrás tinha o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo.

Pronto, acabei de misturar grana com bem estar social com felicidade. Só falta colocar pagode na parada. Falta, antes, descobrir onde tá o Brasil no mapa da felicidade. No release da SD ele não é citado. Menos mal que ele não apareça junto com os lanterninhas, Congo, Zimbábue e Burundi. Mas, e aí? EUA é 23º. Alemanha, 35º. A França, tristonha, é 62º! E nada do país que vive gritando aos 4 ventos da mídia sua eterna felicidade. Será que ela só dura nos 5 dias de carnaval? Pode ser. Aí, se fizeram a pesquisa na Quaresma, acabaram prejudicando nossa posição. Felicidade é sazonal?

Xi... então entramos em período de entre-safra. Amanhã começa o outono. Folhas cairão. E os 'bobos-alegres' perderão um cado de exposição. Até propaganda de cerveja fica mais sisuda (e com menos bunda).

Mas há luz no fim do túnel da Rebouças. O "Pan do Brasil" vem aí. Com a maior campanha publicitária (indiretamente paga) da história. Para "felicidade" d'alguns bobos-alegres: em pleno inverno tropical!

0 comentários: