26 novembro 2004

HTDAAB: -4 dias (Depoimentos)

There’s plenty of music in this world that can make you think up little movies in your head, but U2 are the only band whose music convinces me, with sheer force of passion, that the film I’m writing in my skull is the greatest movie I have ever seen.
Chris

I love the book in the ‘special limited edition’. Prunes fans among us will appreciate its new form of beauty vibe — check out the ‘hearts held between our legs’ drawing. I like this album, it’s a great friend to have.
Caroline



We’ve known about the existence of this song for a long time; it was written about Bono’s father and has also been known as ‘Tough,’ but we didn’t know what it sounded like. Well it turned out, it sounds amazing. Fantastically amazing. In my mind it runs away with ‘best on the album’ status, and frankly, I’d call it a ‘With Or Without You’ - level classic. If it’s not a massive hit, then there’s no justice in the world… I melt for the chorus every time (sing, Edge, sing!), and having just watched the DVD, I find it almost unbelievable that that part of the song just “arrived” at the last moment of recording — it truly does feel like it was the bit of melody that was always meant to be there, that there’s no other piece of music that could match the chorus so well. Phenomenal.
Chris - Falando de "Sometimes You Can't make it on your own"

If U2 already have many strings to their bow, (big wide anthems, moody B sides) then a summer sound that began with ‘Spanish Eyes’ made a reappearance on ‘Wild Honey’ pops up here again on ‘A Man And A Woman’. ‘Little Sister’ Bono pines into the stillness of a summer night to a lilting flamenco accompaniment. With its ‘sleeping in the streets’ imagery and radio friendly breezy air it also makes a nod to ‘Mysterious Ways’.
Pat - Falando de "A Man and a Woman"

É do caralho!!
Cacá

25 novembro 2004

Coração das Trevas

Há tempos ensaio tirá-lo de minha fila literária. Tô falando do "Coração das Trevas", de Joseph Conrad.



Como terminei "Hitchcock | Truffaut" (LEIA!) e queria algo muito diferente, foi a vez dele. Depois vem Hemingway (sei lá pq deu vontade de ler clássicos... no mau sentido... hehe).

Joseph escreveu "Coração" no final do século XIX. Coppola se inspirou nele para conceber "Apocalipse Now". Precisa dizer mais alguma coisa?



A descrição que Conrad faz da África, da população de lá, é impressionante (até pq não é muito diferente da que conhecemos hoje). O suspense em torno do Sr. Kurtz tem a mesma força do filme. Olha só o q eu escrevi. Mas é sério: trata-se d'um dos raros casos em que uma adaptação cinematográfica é tão grande quanto a obra original. Vale a pena.

Não posso dizer o mesmo d'outra adaptação do mesmo texto, com Tim Roth e John Malkovich... Essa é uma adaptação direta do livro e tem o mesmo nome:



A edição da Iluminuras (R$33) vale a pena por apresentar outro texto do Conrad. Mas vc acha edições por R$12 (Ediouro). Bom quando não há mais 'copyright' não é mesmo?

HTDAAB: - 3 Dias

Tempo suficiente pr'uma 1a impressão. Na verdade estou ouvindo desde domingo. Muita coisa prá dizer...

. A edição brasileira do CD prova como as gravadoras passaram da hora d'uma reengenharia radical. Contra-capa e encarte prometem uma 12a faixa ("Fast Cars"), que saiu nas edições UK e JP do cd. Promete e não entrega. Usaram a matriz estadunidense com 11 faixas. E agora, podemos copiar "de grátis" a faixa? Q coisa!

. O AllMusic deu 4 estrelinhas pro CD, assim como a RollingStone. Ou seja, ele só perderia para "War", "The Joshua Tree" e "Achtung Baby". Empata com "The Unforgettable Fire", "Zooropa" e "All that You Can't Leave Behind". Como é difícil comparar...

. O AllMusic, por exemplo, detona o "Pop". Putz, como detonar um disco que tem "Gone", "Please", "If You Wear that Velvet Dress" e "Do You Feel Loved"? Detona pq o U2 quis "inovar"...

. A crítica que detona "HTDAAB" fala que faltou "inovação"... Difícil né?

. O U2 (tks God!) nunca será um Bowie/Metallica (Maria vai em todas). Exercício fácil: pegue uma música do "HTDAAB" e coloca no "Achtung", ou vice-versa. Unidade é mesmice? Tenta o mesmo exercício com o Led Zeppelin. Quem falava que os caras eram repetitivos?

. O novo em "HTDAAB" tá exatamente na simplicidade. O cara do AllMusic acertou em cheio. O U2 parece estar tirando camadas e camadas (de sonoridade e "atmosfera") desde "ATYCLB". Próximo passo? Vai saber...



. Por enquanto a única coisa que não pode ser deixada prá trás é o prazer de ouvir o disco. Bão d+. Melhores depois de 10 audições (explico: depois de 6 meses minha lista sempre muda):

-Sometimes You Can't Make it on Your Own :: me bateu forte pq trata do pai que morreu. "Te vejo quando me olho no espelho"...

-Miracle Drug :: que som!! PQP!! Ao vivo deve ser o nirvana (no bom sentido, nada a ver com aquela banda).

-Love and Peace or Else :: Blusão... guitarrona distorcida. O U2 não fazia nada parecido desde "Bullet the Blue Sky".

-A Man and a Woman :: Soulsão... com uma melodia grudenta pracas. É a que mais lembra os melhores momentos do "ATYCLB".


Taí... daqui uns dias falo mais (de U2). Tenho outros assuntos "represados" prá despejar aqui. Hj!

18 novembro 2004

U2 - HTDAAB : 4 dias

Sexta passada (12/nov) um tal Shin Oliva Suzuki detonou o HTDAAB na Folha. Título da crítica: Novo Álbum do U2 traz mais do mesmo sem sal e inspiração.



Pqp!! Como 99% dos críticos brasileiros são uma mistura (incestuosa) de ex-punks com seguidores da penúltima moda (entenderam só agora, no TIM Festival, que Libertines é uma bosta), não encanei não.

Agora saca só a crítica da RollingStone. Tá com preguiça de ir até lá? Então vê como acaba:

"When Bono sings, 'You're the reason why I have the operas in me', his grief and his grandiosity seem to come from the same place in his heart. It's a reminder that what makes U2 so big isn't really their clever ideas, or even their intelligence -- it's the warmth that all too few rock stars have any idea how to turn into music."

08 novembro 2004

U2 + Apple

Ao contrário do q eu imaginava, a parceria do U2 com a Apple vai muito além da retro-divulgação iPod + HTDAAB. A Apple lançou uma versão especial do iPod, a versão U2. 349 doletas... belíssimo presente de natal...



Na bela caixinha aí, além d'um iPod flamenguista (não por acaso, as cores da capa do novo disco), vc leva também 400 (!) sons do U2... 25 inéditas!!



Além do poster aí embaixo.



Uai! Tá parecendo aquelas promoções tipo "meia vivarina", né? Foda-se... é um puta pacotaço!! Resta saber o formato dos sons... o iPod é de 20Gb (5000 sons em 128kbps).

07 novembro 2004

U2 - HTDAAB : 15 dias

U2’s new album, released on November 22nd, will come in four distinct formats.



As well as the standard CD release, there will also be a Double Album CD/DVD release which will include the documentary ‘U2 and 3 Songs’’ including interview footage with the band, and performances of new songs from the studio in Dublin.

A ‘Deluxe Limited Edition’ release will not only feature CD and DVD but also a colour hardback book. The book includes extracts from band members note books, original paintings, illustrations and photography along with quotes and statistics.

And for completists there is a fourth format - the LP Vinyl release.

As first revealed on U2.Com, How To Dismantle An Atomic Bomb features 11 tracks. The album track listing is as follows:

1. Vertigo
2. Miracle Drug
3. Sometimes You Can't Make It On Your Own
4. Love And Peace Or Else
5. City Of Blinding Lights
6. All Because Of You
7. A Man And A Woman
8. Crumbs From Your Table
9. One Step Closer
10.Original Of The Species
11.Yahweh

06 novembro 2004

Wired: Tropicalize!

Saca só a abertura d'um artigo da Wired de novembro:

"We pledge allegiance to the penguin, and the intellectual property regime for which he stands. One nation, under Linux, with free music and open source software for all. Welcome to Brazil!"

Pois é. O tema de capa é a briga pelo direito de "copiar": Rip Mix Burn!! Daí que na sequência de artigos aparece "Welcome to Brazil". 8 páginas! Lógico, cita e entrevista Gilberto Gil. Trechinho: "A world opened up by communications cannot remain closed up in a feudal vision of property", fala Gil. Mas o artigo também destaca a luta de José Serra contra grandes laboratórios, para a aquisição mais "justa" de medicamentos contra a AIDS. É um belo artigo. E uma visão muito legal do Brazil.



Pois bem, a revista vem acompanhada d'um CD. 16 sons com licença Creative Commons. Já que é assim (e se vc não quiser morrer R$34 na revista), separei 4 sons legais. Q posso distribuir legalmente!! Hehe. Tão aí embaixo:

.My Morning Jacket - One Big Holiday (rock'n'roll puro. muito bom)
.Chuck D with Fine Arts Militia - No Meaning (...)
.Thievery Corporation - DC 3000 (relax)
.Gilberto Gil - Oslodum (grande Gil!)

05 novembro 2004

N i n a

Quatro anos de produção e a coragem de fazer a releitura d'uma paixão, o livro "Crime e Castigo" de Dostoiéviski. Heitor Dhalia, o diretor, mostra (só vi o trailer e o making of ... ainda) muita coragem. E muita capacidade também!



Nina tem tudo prá entrar numa categoria ainda muito rara no cinema nacional moderno: filme de experiência. Filme de autor. Filme de aprendizado. Um status que, na minha opinião, apenas "Lavoura Arcaica", "Central do Brasil", " e "Cidade de Deus" atingiram. É um cinema diferente... desafia quem produz e quem assiste. Há tempos (desde "Diários da Motocicleta") não espero com tanta ansiedade assim um filme. Espero não me decepcionar. Semana que vem eu conto.



Estréia hoje em Sampa. Vale a pena conhecer o site também.

ps: Desative o bloqueador de pop-ups.

Cama de Gato - Balaio de Gato

Péssima experiência. Tô falando do comentado filme nacional "Cama de Gato". Envolto num discurso distópico e difuso, o filme agrega quase nada. Parece "Cronicamente Inviável", só que mirando a molecada entre 14 e 24 anos. Parece blábláblá do Diogo Mainardi. Vai ser lembrado por mostrar a genitália d'um ator global (o Caio Blat); é comentado por exibir uma cena de estupro que alguns americanos receberam como real (vetando o acesso ao site do filme).

Deixa uma sensação tão ruim quanto "Irreversível" , do argentino Gaspard Noé e estrelado pela Monica Bellucci. Só que o nojo que "Cama de Gato" causa é mais pelo discurso que pela violência das cenas.

Talvez a origem do filme (sua produção) explique um pouco da raiva que expõe. Trata-se da TRAUMA. Saca só o site dos caras. Por elogiável que seja a força de vontade do grupo, o 'start-up' foi fraquinho. Mas é assim mesmo. Se o cinema nacional quer "maturidade" (massa crítica) precisa produzir mais, produzir muito. A qualidade sairá da quantidade. Então... que venha lixo tbém.

Um crítico da Folha escreveu: "se vc só puder assistir a um filme nacional esse ano, veja 'Cama de Gato'". Sinceramente? Fuja dele. Veja "Nina" (que estréia hoje e é assunto do meu próximo post).

04 novembro 2004

Wired: Sample the Future

A Wired já tinha patrocinado um show especial de divulgação do Creative Commons. Agora, na edição de novembro, eles encartaram um CD com 16 músicas CC. Ou seja: rip, mix & burn totalmente dentro da lei!



A seleção é um tanto eclética e um pouco distante do meu gosto:
The Wired CD
:01 Beastie Boys/ Now Get Busy
:02 David Byrne/ My Fair Lady
:03 Zap Mama/ Wadidyusay?
:04 My Morning Jacket/ One Big Holiday
:05 Spoon/ Revenge!
:06 Gilberto Gil/ Oslodum
:07 Dan the Automator/ Relaxation Spa Treatment
:08 Thievery Corporation/ DC 3000
:09 Le Tigre/ Fake French
:10 Paul Westerberg/ Looking Up in Heaven
:11 Chuck D with Fine Arts Militia/ No Meaning No
:12 The Rapture/ Sister Saviour (Blackstrobe Remix)
:13 Cornelius/ Wataridori 2
:14 Danger Mouse & Jemini/ What U Sittin' On? (starring Cee Lo and Tha Alkaholiks)
:15 DJ Dolores/ Oslodum 2004
:16 Matmos/ Action at a Distance


Mas se trata de mais uma contribuição pro início do fim da indústria do showbiz como o conhecemos. Matéria completa aqui.

02 novembro 2004

BlueNoir no Japão

Matando tempo descobri que o BlueNoir tem um homônimo japonês! N'um entendi direito do que se trata, mas tem um belo logo. Saca só:



E a URL então: http://cafenoir.raindrop.jp/bluenoir

Cafenoir! Será q dá prá abrir uma filial por aqui?