12 maio 2004

Como escrever um bom thriller (e faturar milhões)

Sou aficcionado por romances policiais (herança do pai que lia uma coleçãozinha d'um tal de Shell Scott... Um dos títulos da coleção é "Ela tinha aquilo" - putz! Suspense até no título!!!)

Há dois anos fiquei impressionado com um escritor francês, Jean-Christophe Grangé. Seu livro "Rios Vermelhos" é muito bom... daqueles que grudam mesmo. O filme, apesar de muito bem feito, ficou muito abaixo do que podia.

Então conheci "O Código Da Vinci", de um tal de Dan Brown!! PQP!!! O cara nem escreve assim tão bem, mas ele amarrou o enredo de tal forma (500 páginas narrando uma história que se passa em menos de um dia, tipo '24 horas' (a série)), que é impossível largar o livro. Engoli em uma semana. Não vou falar muito prá não estragar o prazer de lê-lo.

Uma coisa ambos (Rios Vermelhos e Código) tem em comum: uma teoria da conspiração daquelas!!
A do código a 'Veja' deu uma estragadinha, mas nada que comprometa. Como a minha: já ouviram falar no número PHI? Golden Number? ... Tentem no Google, por curiosidade...

Mas parece que ficou muito fácil me agradar (e tbém vender milhões de livros no mundo todo). Taí a receita do sucesso:

1. Pegue uma ampla, relativamente conhecida e muito polêmica teoria da conspiração
2. Coloque um protagonista quarentão, entendido do assunto (meio Indiana Jones) ou uma dupla de policiais 'simpática'
3. Tenha uma mulher no centro da trama (lógico!!!!)
4. Detalhes só os relevantes... (dos lugares, prédios, etc). Aquilo que não acrescentar nada prá trama deve ser automaticamente descartado
5. Ritmo! Capítulos com 1 ou 2 páginas, mude o foco da ação a cada capítulo
6. Diálogos breves: duas ou três trocas de frases curtas e ação, ação, ação...
7. Faça seu leitor parecer inteligente. Faça-o buscar referências em outras mídias (particularmente no Google...)
8. Anuncie que os direitos já foram vendidos pro cinema e que grandes diretores (Coppola, Scorsese, Allen...) estão brigando prá poder dirigir tua trama.
9. Manda uma resenha legal pro pessoal da Veja.
10. Não perca tempo lendo (ou escrevendo) blogs!! Mão na massa!!!

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