21 setembro 2007

The Saddest Song

by Mark Sandman

On my first day back my first day back in town
My first day my first day back in town
The clouds up above they were humming our song
Humming humming our song

My biggest fear is if I let you go
You'll come and get me in my sleep
My biggest fear is if I let you go
You'll come and get me in my sleep
Come and get me

I set my course sailed away from shore
Steady steady as she goes
I crash in the night two worlds collide
But when two worlds collide no one
survives no one survives and
The reddest of reds the bluest of blues
The saddest of songs I'll sing for you and

My biggest fear is if I let you go
You'll come and get me in my sleep
My biggest fear is if I let you go
You'll come and get me in my sleep
Come and get me come and get me in my sleep



Ah.. os sonhos/pesadelos que nos perseguem... só porque um dia eles escaparam.

Já tem 8 anos que o Sandman morreu. Ataque cardíaco fulminante. No palco. Deixou 5 discos oficiais pelo Morphine. Outros poucos pela igualmente ótima "Treat Her Right". No Morphine cantava e tocava baixo. Um baixo de 2 cordas! Uma das melhores bandas de rock da última década não tinha guitarra. Quanta contradição.

Sandman era um beatnik tardio.. nasceu com uns 20 ou 30 anos de atraso. Merecia ter vivido a era de ouro. Deu o azar de viver os 80's e 90's. Mas não se sentiu deslocado. Quem tem talento cria seu espaço. "O criativo cria a si mesmo".

Sandman: "Quando eu era uma criança pequena em Newton (Massachusetts), as pessoas diziam que eu seria poeta quando eu crescesse. Caramba... que tipo de criança ouve esse tipo de coisa?"

18 setembro 2007

O Dia dos Mortos-Vivos

Tá agendado: será no próximo 26 de novembro, uma segundona. Porque toda segunda é dia internacional dos mortos-vivos (e da preguiça e da ressaca). Na última segunda do penúltimo mês de 2007 acontecerá um pequeno show-tributo para Ahmet Ertegun - desculpa para arrecadar uns trocados para sua fundação.

Bill Wyman (ex-Stones), Pete (Who) e Foreigner (vish10x! morto-vivo é isso aí!) estarão no pedaço. Cast que chamaria uns 5 mil curiosos, se muito. Acontece que colocaram na cabeça do evento uma bandinha que morreu em 1980. Um grupinho que, depois do falecimento, só se reuniu 2 vezes, em 85 e 88. Uma grupo que lançou só 11 discos oficiais (e 111 piratas!). A bandinha, que todo poppunknerdmoderno adora detestar, atende pelo nada singelo pseudônimo de Balão de Chumbo, vulgo Led Zep.



Semana passada anunciaram o evento e, de repente, a página do evento recebeu 120 milhões de hits! 25 milhões de zumbis se inscreveram, com uma vontade danada de pagar cerca de R$300 pelo show. O mundo pop, que tenta ter explicação para tudo, não explica o fenômeno Led Zep. Quem acha que são 25 milhões de quarentões, cinquentões e sexygenários pode até estar certo. Mas eu acho que mais da metade dos 25 milhões de zumbis não havia nascido quando o Bonzo partiu dessa para uma bem melhor. Essa turminha já pôde ver o maravilhoso DVD lançado em 2003. Os mais fanáticos já viram e ouviram centenas de gravações não oficiais. Mas zumbi que presta sabe que rock é rock mesmo ao vivo, no palco. Eis que, do nada, o Zeppelin de Chumbo parte para outro vôo desgovernado.

A gente sabe que o vôo não chegará nem perto daquele em Earl's Court, 75. Será igualmente distante dos shows da turnê americana de 72/73. "Foda-se", gritariam zumbis numa só voz... hehe..

03 setembro 2007

Cegueiras

"Se podes olhar, vê.
Se podes ver, repara."

É oficial. O Fernando Meirelles, um dos diretores de "Cidade de Deus", está realmente filmando o "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago. Salvo engano, é o primeiro Saramago a encarar a telona. Meirelles abriu um blog para documentar o projeto.

Reparou o último link? Blindness... por razõe$ bem conhecida$, o filme será em inglês. Diretor brazuca, trampando com livro publicado originalmente me português... e o filme em inglês. Fico meio triste, mas isso não vai detonar minha vontade de ver a obra. Os atores escalados são muito bons: Gael García Bernal, Juliane Moore, Mark Ruffalo e Danny Glover (!) já estão confirmados. Tirando o Glover (quem não se lembra, é o parceiro do Mel Gibson em Máquina Mortífera), todos os outros são meio "especialistas" em filmes difíceis. Juliane fez "Magnólia". Gael é o favorito dos diretores latinos ("Diários de Motocicleta", "Amores Brutos", "Babel"...). Mark fez o filme pesadão da Meg Ryan ("In the Cut"?) e virou coadjuvante de luxo em blockbusters como "Colateral". Pesadão...

Foto surrupiada de Jim Skea.

"Ensaio sobre a Cegueira" é um dos livros mais "pesados" que já li. História forte, bem amarrada, que no estilo Saramago de escrever nos deixa sem ar. Talvez este seja o grande desafio do Meirelles, que já confessa no blog seu "frio na barriga". O livro tem um ritmo crescente e constante. Quem acha que é fácil esse tipo de transposição, basta ver a porcaria que fizeram com o "Código Da Vinci". Mas não tem nada a ver... o "Ensaio..." não tem ação. Não do tipo 'popular'. Mas é carregado de tensão. Imagina.. de repente, fica todo mundo cego. Você só precisa saber disso.

Lógico, se fosse você eu trataria de ler logo o livro.