02 setembro 2006

Falando Honestamente

De Rosana Hermann.

Por mais que a estatística seja oficialmente uma ciência matemática as aplicações práticas de levantamento de opinião pública já foram tão manipuladas, corrompidas e mal-interpretadas no mundo inteiro que a pesquisa tem hoje o status da astrologia: existe, mas nem todo mundo acredita.

Alguns institutos e entidades, porém, ergueram um mastro de credibilidade ao longo dos anos (ou pelo menos se cobriram com o manto da fé) e merecem todo o nosso respeito, especialmente quando os resultados provam aquilo que a gente sempre soube, que o eleitor brasileiro rejeita a corrupção alheia, mas perdoa-a porque, no fundo, ele só é honesto por falta de oportunidade. Vamos às provas. Primeiro, a Universidade de Brasília.

Estudo da UnB aponta que 87,4% dos eleitores não confiam nos políticos. (Colando este título no Google você encontrará a matéria como primeiro resultado). Isto, em Brasília, a capital federal, coração político do país. Há um ano, uma outra pesquisa em nível nacional, apontava 90% de descrédito na classe. Ou seja, ninguém acredita em político nenhum. Até aí, nenhuma novidade. O resultado mais doloroso vem agora, na pesquisa realizada pelo Ibope.

Pesquisa revela controvérsias na opinião do eleitor brasileiro sobre corrupção e ética. (Cole o mesmo título no Google também, é o primeiro resultado novamente). A matéria diz que:

- 69% dos eleitores brasileiros já transgrediram alguma lei ou descumpriram alguma regra contratual, para obter benefícios materiais, de forma consciente e intencional e

- 75% acreditam que cometeriam pelo menos um dos 13 atos de corrupção avaliados pelo estudo, caso tivessem a oportunidade.

E agora? 90% dos eleitores desconfiam dos políticos, mas 75% se corromperiam se tivessem a oportunidade, se fossem políticos, por exemplo? O que sobra? 15% de eleitores que são contra a corrupção e não se corromperiam, em princípio, se estivessem no lugar deles?

Mas se vivemos numa democracia, o governo da maioria, como é que 15% dos eleitores honestos, caso eleitos, poderão acabar com a corrupção no país?

Não sei explicar politicamente. Nem socialmente. Nem filosoficamente. Mas deve ser por isso que brasileiro odeia matemática.




Surrupiei do Blônicas, descoberta tardia que não falhou. É excelente.

Tags:

0 comentários: