22 dezembro 2004

Blur :: Sonho

Agora o(s) vencedor(es) na categoria "Sonho". O nome é uma homenagem ao mestre Hitch. Explico: no n vezes recomendado 'Hitchcock | Truffaut' há um trecho mais ou menos assim:

Truffaut: Mr Hitchcock, seus sonhos devem ser fantásticos!
Hitch: Que nada. Meus sonhos são muito sensatos. Por exemplo: dia desses sonhei que estava em NYC, 1916, numa esquina qualquer esperando um Yellow Cab. Depois d'uns 30 minutos me toquei que em 1916 ainda não existiam Yellow Cabs e fui andando até meu destino.


Hitch sonhava acordado. E transportava seus sonhos (e pesadelos) prá telona. Portanto, o 'Blur::Sonho' vai pro(s) melhor(es) filmes de 2004. Juro que tentei - como fiz com o 'Blur::Palavra Escrita' - escolher só um. Mas cometeria duas imensas injustiças.


Diários de Motocicleta


"Let the world change you... and you can change the world "

Sonhos e utopias se confundem. Mas podem ter raízes muito diferentes. "Diários" não é um filme político. Pq não é 'discurso'. Mas "Diários" é um puta filme político. Pq mostra a formação d'um líder político. A percepção d'uma identidade. Não só pessoal mas d'um continente inteiro!
Mas "Diários" pode ser visto só como um agradabilíssimo filme que mistura aventura, drama e comédia. Walter Salles conseguiu algo raro: cada um vê o q quer ver em seu filme. E quase sempre gosta muito do q vê.
É o melhor filme de Walter Salles. Q responsa! Afinal, ele ainda tem muito prá realizar.


Eternal Sunshine of the Spotless Mind
(O Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças)


"I'm fine without you"

Sonhos e lembranças se misturam. Lembranças podem ser lapidadas com o tempo. Ficam mais belas e doloridas. Chamamos isso de 'saudade'. Lembranças podem ser apagadas? Nessa viagem de Charlie Kaufman sim. Engraçado que o tema mais caro (e recorrente) na obra de Philip K. Dick ganhe sua mais perfeita tradução numa história de outro. E num filme estrelado por Jim Carrey!?!?
Ele tá demais. Assim como Kate Winslet e Kirsten Dunst. A direção de Michel Gondry é leve prá caramba. Legal e 'pop'. (Imaginem o q viraria tal roteiro na mão d'um Kubrick! hehe) Há vida inteligente em Hollywood!!


The Dreamers
(Os Sonhadores)


Sonhos e utopias se completam. Mesmo que em raríssimos momentos. Da vida real ou dos sonhos filmados. Bertolucci é um dos últimos remanescentes d'uma escola única na história do cinema. Sorte nossa que ele começou cedo e ainda tem muito prá dar.
Tá aqui outro filme político que pode ser visto só como uma estranha história de amor . Tá aqui outro filme 'pop' carregado de significado. De palavra política. D'uma política romântica (romantizada) como aquela de "Diários".

Ah! E Eva Green é linda!

Taí! 2004 foi um ano legal pro cinema.

1 comentários:

Anônimo disse...

Você diz aí que o filme 'Diários' (ainda não vi) deixa que o público entenda dele o que quiser. Ora, arte (seja da espécie for) de verdade mesmo só aquela que deixa o público entendê-la a sua maneira.
O resto é 'manipulação de massa'...

Agora quanto a responsabilidade de se fazer uma obra muito boa ainda cedo é realmente um perigo. Que será da vida depois??? (Por isso que eu só vou me arriscar na literatura, nos desenhos e no resto mais só depois dos sessenta. Quero viver muito tempo... hehehe)